top of page

RAD

​​Na academia são leccionadas aulas de Ballet Clássico a crianças a partir dos 2,5 anos de idade, jovens e adultos, pelo método da Royal Academy of Dance - RAD.

RAD-RT-logo-WHITE.png
PORQUÊ O MÉTODO DA RAD?
 

A Royal Academy of Dance (RAD) é uma instituição internacional de ensino e de certificação de dança. Foi fundada em 1920 como Association of Operatic Dancing of Great Britain, recebeu a Royal Charter em 1936 e mudou o seu nome para Royal Academy of Dancing. Em 1999 tornou-se a Royal Academy of Dance.

 

Líder internacional no ensino e formação de dança, a Royal Academy of Dance é reconhecida internacionalmente pelos elevados padrões de ensino e aprendizagem. Enquanto a mais importante instituição profissional de filiação para professores de dança, pretende inspirar e apoiar os professores, alunos, pais e membros no sentido de prestarem contributos artísticos e duradouros ao nível da inovação  para a dança e para o ensino da dança em todo o mundo.

A Royal Academy of Dance (RAD) é a maior organização de formação de professores de Ballet Clássico e também de exames. O objetivo da Academia é desenvolver os mais altos níveis de ensino.

 

O método da Royal Academy of Dance proporciona dois caminhos distintos para a formação em Ballet Clássico: O programa de Grades e o de Majors (Vocational Grades). Os professores que usam o método da Royal encorajam os seus alunos a alcançar o seu melhor no entendimento, apreciação e execução do Ballet Clássico.

 

Cada estágio da formação está dentro da possibilidade dos jovens estudantes, que, vão aumentando o seu conhecimento dos princípios do movimento e dos fundamentos do Ballet Clássico, de uma forma agradável.

 

Em qualquer nível ou idade, os estudantes podem estar certos de que com um professor da Academia, receberão o melhor ensino através do mais completo e bem estruturado método de Ballet Clássico.

Ao lado do nosso objetivo de níveis altos de ensino de ballet, a Royal Academy of Dance ressalta a importância de cada estudante conseguir atingir a sua meta. A sua atuação poderá então ser avaliada através dos Exames, nos Métodos de Grades ou Majors  (Vocational grades), de acordo com o desenvolvimento do estudante.

 

O nosso método promove e fortalece o conhecimento, a compreensão e prática da dança a nível internacional, ensinando e formando professores e alunos, assim como assegurando a realização de exames que premeiem o sucesso, preservando deste modo a riqueza do valor artístico e educacional da dança para as gerações futuras.

 

A Royal Academy of Dance (RAD) oferece um portefólio internacionalmente reconhecido de exames e avaliações que foi concebido para motivar e encorajar os alunos de todas as idades e níveis de capacidade, através de uma aferição sistemática do progresso e aquisição de conhecimentos. Os exames são organizados e administrados pelo Examinations Board (júri de exames) da RAD. Todos os anos, são inscritos cerca de 230 mil candidatos nestes exames e avaliações, no mundo inteiro. 

 

A Patrona da RAD é Sua Majestade a Rainha Elizabeth II.

 

PROGRESSÃO

 

Os alunos podem começar pelo Pre-School Dance Curriculum, avançando depois para os níveis Pre-Primary e Primary e, em seguida, para oito níveis Graded (Graus) e seis níveis Vocational Graded (Graus Vocacionais). Os alunos podem mudar da via Graded para a via Vocational Graded no momento adequado, ou podem seguir ambas as vias simultaneamente.

PORTFÓLIO DO PROGRAMA DE ESTUDOS

                                                                          

Pre-School Dance Curriculum: proporciona um enquadramento para o desenvolvimento de técnicas básicas de movimento, consciência musical, expressão e criatividade. As aulas temáticas promovem a participação da classe, a concentração e confiança, preparando os alunos para a passagem ao Pre-Primary in Dance. Este programa é apropriado para os alunos entre os dois anos e meio e os cinco anos de idade.

Graded Syllabus: Pre-Primary in Dance ao Primary in Dance: concebido para auxiliar o desenvolvimento dos alunos ao nível das capacidades físicas, resistência, criatividade, expressão e musicalidade em resposta a uma variedade de estímulos sonoros e estilos musicais. Este programa constitui uma base forte, preparando os alunos para uma boa transição para o ballet e outros géneros de dança. Estes níveis são apropriados para alunos entre os cinco e os oito anos de idade.

Graded Syllabus: Grade 1 – Grade 8: proporciona um enquadramento para o ensino prático da dança em ballet, desenvolvendo progressivamente as capacidades técnicas, musicais e de exibição do aluno. Inclui Ballet, Free Movement e Dança de Carácter: 

 - O Ballet ocupa o lugar central do programa;

 - O Free Movement integra movimentos em comum com géneros de dança como Movimento Natural, Dança Contemporânea e Dança Clássica Grega;

 - A Dança de Carácter é a apresentação teatral de danças tradicionais usando coreografias e músicas étnicas, que foram livremente adaptadas para o palco. Foram selecionados os seguintes estilos para o estudo: húngaro, russo, ucraniano, italiano e espanhol.

Vocational Graded Syllabus (Intermediate Foundation, Intermediate, Advanced Foundation, Advanced 1, Advanced 2 e Solo Seal Award): proporciona um enquadramento para um estudo aprofundado do ballet, desenvolvendo as capacidades técnicas, musicais e de exibição do aluno até um nível avançado. É introduzido o pointe work (trabalho de pontas) para os candidatos do sexo feminino. Este sistema prático e altamente direccionado de avaliação ajuda a preparar os alunos para a dança ou para uma carreira relacionada com a dança ou com o ensino da dança.


A distribuição dos alunos pelos diferentes níveis é feita tendo em conta a sua capacidade e conhecimento da técnica e nomenclatura correspondentes ao conteúdo dos programas  do método de ensino.
Não existe idade máxima de frequência de nenhum Grau, no entanto, de maneira a proporcionar a cada aluno a melhor experiência de aprendizagem da dança possível, existe uma idade mínima para a permanência em cada grupo, de acordo com as tabelas definidas pela RAD.
 
bottom of page